segunda-feira, 29 de setembro de 2014

EQUIPA FEMININA VOLTA A VENCER

No passado sábado, no Pavilhão de Monserrate, a equipa feminina do Santa Luzia FC venceu o SC Canidelo, em jogo a contar para a 2.ª jornada do Campeonato Nacional. No final do encontro fomos ouvir o Treinador, Sérgio Carvalho, que nos falou do encontro:
 
Foi um jogo que teve partes bem distintas.
Nos primeiros dez minutos fomos completamente superiores ao adversário, impondo o ritmo que pretendemos para a nossa identidade. Chegamos ao 1-0 e fomos gerindo muito bem o jogo, nesta altura.
A partir de meio da 1.ª parte, perdemos, completamente, a nossa identidade, raramente praticamos o nosso modelo de jogo e, na consequência desta desorganização, o adversário chegou ao empate, num lance de grande penalidade.
A segunda parte foi muito bem conseguida pela minha equipa, mas mesmo assim, o Canidelo incomodou e criou-nos dificuldades que conseguimos ultrapassar com os pés bem assentes no chão. Nesta 2.ª jornada, todos internamente percebemos que nenhuma equipa vai dar o jogo como vencido. O cumprimento rigoroso dos pressupostos definidos no modelo de jogo das equipas, a força mental das mesmas e a qualidade dos seus intervenientes, podem fazer a diferença positiva, mas haverão muitas equipas que farão da força coletiva, a sua maior arma. Certo é que o futsal feminino está de Parabéns porque os jogos já não têm vencedores antecipados. Há trabalho de muitos treinadores e de muitas atletas e o resultado vê-se nas quadras, semana após semana.
A nossa vitória é inteiramente justa, mas muito suada. Siga caminhando. Pelo Futsal Feminino!
 
Assista ao resumo do jogo através do link:
https://www.youtube.com/watch?v=A48EG7NvfiA

Todos os direitos reservados - Santa Luzia FC, Departamento de Comunicação e Imagem, 2014

sábado, 27 de setembro de 2014

ANTEVISÃO DE SÉRGIO CARVALHO: Santa Luzia FC vs Canidelo

A equipa sénior feminina defronta hoje, pelas 16h00, no Pavilhão de Monserrate, a equipa do Canidelo, em jogo a contar para a 2.ª jornada do Campeonato Nacional.
Fomos ouvir o Treinador, Sérgio Carvalho, que nos fez a antevisão do jogo:
 
Nesta jornada defrontaremos uma equipa estreante no campeonato nacional, com um plantel e uma organização que conhecemos bem. Estamos devidamente preparados para este encontro.
A minha equipa está numa fase muito boa, a dar sinais evidentes de crescimento e de entrosamento entre as várias atletas que já eram nossas jogadoras e as que chegaram este ano. Por conseguinte, teremos que ultrapassar mais este obstáculo no sentido de assegurarmos o cumprimento dos nossos objetivos.
Terminamos na quinta feira a última unidade de treino deste microciclo, com a equipa fortemente motivada e empenhada em cumprir os pressupostos definidos no nosso modelo de jogo.
Siga caminhando. Pelo Futsal Feminino!
 
 
Todos os direitos reservados - Santa Luzia FC, Departamento de Comunicação e Imagem, 2014

JUNIORES MASCULINOS COM NOTA POSITIVA

O primeiro jogo treino da equipa masculina de juniores do Santa Luzia FC, que se realizou nos Arcos de Valdevez, correu de forma positiva, segundo o treinador Paulo Morais.
A equipa de juvenis de Amigos de Sá apresentou-se na quadra bem preparada o que permitiu tirar algumas ilações quanto ao resultado do trabalho realizado até à data, quer pelos jogadores quer pela equipa técnica. Foi um equipa cheia de energia e entusiasmo aquela que se deslocou ao Pavilhão Gimnodesportivo do Agrupamento de Escolas de Valdevez.
Contando com muitos jovens, que pela primeira vez entraram em contacto com a prática do futsal ao nível da exigência da preparação necessária para competirem no Campeonato Distrital da AFVC, o saldo apurado foi animador. O resultado de 5-6, a favor do Santa Luzia FC, foi o menos importante, mas um acento tónico bem vindo e agradável ao jogo.
 
Veja aqui a pequena reportagem fotográfica efetuada: https://www.youtube.com/watch?v=k1Vyb5WtsDk&feature=youtu.be

Todos os direitos reservados - Santa Luzia FC, Departamento de Comunicação e Imagem, 2014

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

SENIORES MASCULINOS VOLTAM A JOGAR NO FIM DE SEMANA

O Pavilhão de Santa Marta, em Viana do Castelo, vai receber no próximo sábado, 27 de Setembro, pelas 17 horas, mais um jogo, desta vez, entre o ADC Anha e o Santa Luzia FC.
Esta é mais uma oportunidade para ver a formação Santa Luzia FC antes da sua estreia no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.
A não perder!



Todos os direitos reservados - Santa Luzia FC, Departamento de Comunicação e Imagem, 2014
 

JUNIORES MASCULINOS FAZEM DOIS JOGOS

Sem objetivos que passem pelo score a favor da sua equipa mas antes para testar a preparação, aptidão e competitividade da equipa de juniores do Santa Luzia FC por si comandada, Paulo Morais determinou uma deslocação, na sexta feira,  às 19 horas, ao Pavilhão Gimnodesportivo da Escola dos Arcos de Valdevez, reduto dos Amigos de Sá, para a realização de um jogo treino com a equipa de juvenis daquele emblema.
Domingo, às 15 horas, com o mesmo objetivo, farão a apresentação da equipa júnior do Grupo Desportivo Cultural de Refóios para a época 2014-2015, no Pavilhão Gimnodesportivo Refóios do Lima.

OS GALOS CANTARAM EM MONSERRATE

No passado sábado, pelas 17h30, no Pavilhão de Monserrate, os seniores masculinos tal como noticiado, receberam a equipa "Os Galos de Barcelos". O resultado final ficou fixado em 5-8.
No final da partida fomos pedir um comentário ao treinador adjunto, Miguel Passos:
 
Tratou-se de mais um jogo de preparação em que a equipa, naturalmente, acusou o desgaste provocado pelo encontro com o Freixieiro na noite anterior. Não entramos bem, cometemos diversos erros, aproveitando o nosso adversário (mais fresco) para marcar golos, que em situações normais, não aconteceriam. Na segunda parte retificamos a nossa atitude em campo e com naturalidade fomos superiores, conseguindo desenvolver excelentes momentos de futsal, mais condizentes com o nosso real valor.
 
Fique com o video dos golos da partida:

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

SENIORES FEMININOS ENTRAM A GANHAR NO CAMPEONATO NACIONAL

A equipa sénior feminina deslocou-se no sábado a Ossela, onde defrontou a equipa local, que fazia a sua estreia no Campeonato Nacional. Perante o seu público, a equipa da casa tentou sempre dificultar o trabalho da equipa do Santa Luzia FC que mesmo assim venceu por 2-1, com os golos a serem apontados por Melissa e Marina. No final, o Treinador Sérgio Carvalho falou-nos sobre o jogo:
 
A prova de que este campeonato vai exigir da minha equipa atenção máxima, esteve perfeitamente retratada neste jogo. Entramos muito bem no jogo e nos primeiros 10 minutos criamos inúmeras situações que nos permitiriam passar para a frente do marcador e fazer um jogo tranquilo. O volume de oportunidades ia crescendo, mas a taxa de sucesso não foi diretamente proporcional.
Na primeira oportunidade do adversário na nossa baliza, sofremos o golo, num lance de transição ofensiva/contra-ataque.
Seguros dos nossos princípios de jogo, certos de que o trabalho na quadra não se altera só porque há um golo marcado ou golo sofrido, continuamos a remeter o Ossela para os últimos 10 metros da quadra, insistindo nos pressupostos que integram o nosso modelo de jogo. Assim que chegamos ao golo, seguimos continuando literalmente por cima do jogo, criando e desperdiçando tantas oportunidades de golo, que já suspeitávamos que iria ser mais um dia em que 90% da posse de bola e das oportunidades de finalização, não seriam suficientes para serem traduzidas em vitória. Mas a lógica tem que imperar, mesmo tratando-se de um jogo, com toda a imprevisibilidade que o compõe. Uma destas oportunidades acabaria por nos colocar na frente do marcador, e só não nos tínhamos posto em vantagem antes, porque a guarda redes adversária fez uma extraordinária prestação. Parabéns a ela que fechou quase todos os espaços disponíveis para a bola entrar. O lance que nos colocou em vantagem, define uma equipa, começa a definir um grupo. Só uma atitude notável, extremamente empenhada por parte das minhas atletas, permitiu que ultrapassássemos a muralha defensiva do Ossela.
Por segundos se ganha um campeonato, por segundos se perde. Os três pontos, inquestionáveis quanto ao mérito de quem os obteve, foram obtidos num contexto de grande dificuldade colocada pelo adversário. Uma grande vitória de uma equipa que está a formar um ADN, um padrão de jogo, e de comportamento, que está a deixar a todas(os) que o compõe, extremamente motivados e confiantes no futuro.
Siga caminhando. Pelo Futsal Feminino!
 
Veja o resumo: https://www.youtube.com/watch?v=2KNcnMQq9Ow

Todos os direitos reservados - Santa Luzia FC, Departamento de Comunicação e Imagem, 2014

domingo, 21 de setembro de 2014

SENIORES MASCULINOS DO SANTA LUZIA FC CONSISTENTES NO CHORADINHO

Na passada sexta feira, pelas 21 horas, no velhinho Pavilhão do Choradinho, em Perafita, os jogadores do Santa Luzia FC deixaram indicações de estar no bom caminho à equipa técnica.
Perante um histórico do futsal português, o Freixieiro, os jogadores de Manuel Ventura revelaram já índices razoáveis de entrosamento, mecanização, intensidade e fio de jogo.
Com alguns bons períodos de futsal, demonstraram que o empenho demonstrado em treino dá bom resultado em jogo ainda que perante adversários de mérito reconhecido.
O resultado ficou fixado em 1-1.
De enaltecer que o Santa Luzia FC foi muito bem recebido pela equipa da casa, além de que ficou muito honrado com o convite para realizar a apresentação do Freixieiro. Aproveitamos para retribuir deixando aqui os votos de um excelente campeonato.
Fique com o video dos golos da partida:
https://www.youtube.com/watch?v=LArJNVL17NU&feature=youtu.be


Todos os direitos reservados - Santa Luzia FC, Departamento de Comunicação e Imagem, 2014
 

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

NOGUEIRENSE vs SANTA LUZIA FC

Conforme planeado, os homens de Manuel Ventura deslocaram-se, ontem, ao Pavilhão de Santa Marta, para realizar um jogo treino com o Nogueirense, equipa que irá participar no Campeonato Distrital da AFVC.
O resultado de 2-3 foi o menos importante para estas duas formações, velhas conhecidas, que realizaram um excelente treino.
 
Aceda ao vídeo dos golos da partida: https://www.youtube.com/watch?v=EkHSUTWJhsw

Todos os direitos reservados - Santa Luzia FC, Departamento de Comunicação e Imagem, 2014

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

1.ª JORNADA CAMPEONATO NACIONAL FEMININO: Antevisão do Treinador Sérgio Carvalho

A equipa sénior feminina de futsal do Santa Luzia FC inicia no próximo sábado, a sua participação no Campeonato Nacional de Futsal Feminino. O adversário - GCR Ossela - faz a sua estreia na competição, frente ao seu público. Fomos ouvir o Treinador Sérgio Carvalho, que nos falou sobre as expetativas para o jogo:
 
Iniciaremos nesta jornada o nosso percurso no campeonato nacional de futsal feminino. Vamos a casa do nosso adversário com o objetivo de trazer os três pontos e de começar da melhor maneira a nossa participação na prova.
Já estamos a trabalhar a cerca de 60% das nossas capacidades, quer a nível físico quer a nível tático. Não temos ainda todos os reforços disponíveis, mas a constituição do nosso plantel obriga a que todas as atletas estejam alerta e prontas para responder às várias chamadas para o jogo.
Esperamos encontrar um adversário motivado, tal como nós, e iremos entrar desde o primeiro minuto para mandar no jogo.
Esperemos que o público da equipa da casa seja em grande número, para assim abrilhantar o jogo e o reinício da competição oficial.
Siga caminhando. Pelo Futsal Feminino!
 
 
Todos os direitos reservados - Santa Luzia FC, Departamento de Comunicação e Imagem, 2014

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

SENIORES MASCULINOS DE VENTO EM POPA

A equipa treinada por Manuel Ventura não deixa nada ao acaso nesta fase de preparação do campeonato. A trabalhar diariamente à cerca de três semanas para se apresentar na melhor forma no Campeonato Nacional - 2.ª divisão, esta semana, mais precisamente esta quinta feira, pelas 20h30, recebe o Nogueirense no Pavilhão da Escola de Santa Marta, para a realização de um jogo treino.
 
 
Sexta feira, às 21h00, desloca-se ao Pavilhão do Choradinho, em Perafita - Matosinhos, para fazer a apresentação da equipa da casa, a equipa ex-primeiro divisionária, AR Freixieiro.
 
Estes jogos constituem boas oportunidades para a equipa técnica testar o trabalho realizado até ao momento e proceder aos acertos necessários para a afinação da equipa ao mesmo tempo que proporciona aos adeptos do Santa Luzia FC a possibilidade de ver a equipa do seu coração na quadra de jogo.
 
A não perder!

Todos os direitos reservados - Santa Luzia FC, Departamento de Comunicação e Imagem, 2014

JUNIORES MASCULINOS AO RUBRO

Tendo iniciado os treinos no passado dia 01 de Setembro, no Pavilhão da Escola Frei Bartolomeu, os juniores do Santa Luzia FC têm dado muito trabalho, no bom sentido, à equipa técnica liderada por Paulo Morais. Recorde-se que este se trata de um retorno à casa e ao escalão que tantas alegrias lhe deu. O técnico está agora ladeado por Flávio Martins e Sandra Leite, dois ex-atletas do Santa Luzia FC, campeões, que agora e, de outra forma, colocam o seu conhecimento, experiência e identidade auri negra ao serviço do Clube.
 
Depois de um ano de interregno neste escalão, tudo está bem encaminhado pelos Diretores José Freire e Arlindo Passos para, no dia 04 de Outubro, data agendada para o início do Campeonato Distrital de Juniores, os jovens jogadores poderem representar oficialmente o Santa Luzia FC.
 
 
 
Todos os direitos reservados - Santa Luzia FC, Departamento de Comunicação e Imagem, 2014

SENIORES MASCULINOS: Jogo treino contra FC Vermoim

No passado sábado, a equipa sénior masculina deslocou-se ao Pavilhão "Terras de Vermoim" para realizar um jogo treino com a equipa congénere da casa, dirigida por Francisco Paiva. O jogo teve início às 17 horas e terminou com o resultado 5-3.

 
Fomos falar com Miguel Passos, treinador adjunto do Santa Luzia FC, que nos deu a perspetiva da equipa técnica sobre o jogo:
 
No cumprimento do plano traçado para a pré-época, este foi mais um jogo de preparação que serviu, essencialmente, para avaliar a progressão da equipa em campo. Com praticamente todo o plantel disponível foi possível testar as mais diversas situações já trabalhadas, possibilitando a correção de erros cometidos. Estamos no caminho certo, prosseguindo a nossa preparação rumo ao objetivo principal, o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.
 

Todos os direitos reservados - Santa Luzia FC, Departamento de Comunicação e Imagem, 2014

domingo, 14 de setembro de 2014

COMENTÁRIOS FINAIS e RESUMO do JOGO KICK OFF C5 vs SANTA LUZIA FC

No final do jogo amigável, que levou a equipa feminina do Santa Luzia FC a Milão onde defrontou a equipa da Série A italiana, o Kick Off C5, pedimos ao Treinador Sérgio Carvalho que nos resumisse o jogo de acordo com a sua visão técnica e ao Treinador Ricardo Russo para nos fazer um comentário final ao jogo.
Fique, primeiro, com as palavras de Sérgio Carvalho:

Entramos muito bem no jogo, a não deixar o Kick Off organizar o seu jogo ofensivo. Criamos as primeiras situações de golo, mas a eficaz guarda-redes adversária, teimou em não nos deixar abrir o marcador. Estivemos muito bem nesta fase inicial da partida. Sem nada que se fizesse prever, se é que em Futsal podemos prever todos os momentos do jogo - claro que não prevemos, o Kick Off passou para a frente na partida, na marcação de um lance de bola parada. O golo mexeu um pouco connosco e não tivemos muito tempo para reagir, porque o adversário, numa jogada plena de experiência entre a Priscila e a Sofia Vieira passaram, num ápice, para uma vantagem de dois golos. Ferido que estava o nosso orgulho, e sem nada que justificasse o resultado até ao momento, continuamos a manter a qualidade de jogo e depois de tantas oportunidades criadas na baliza adversária, conseguimos reduzir a diferença para 2-1, com um excelente golo de Melissa.
A nossa taxa de finalização tem de melhorar muito ao longo da época, pois estamos a sofrer golos improváveis e a falhar claras oportunidades de golo. Tem sido, mesmo, o nosso principal handicap.
O Kick Off, refira-se, com muita maturidade e qualidade no seu plantel desta época, conseguiu chegar ao 3-1 num golo que resulta de um erro da arbitragem e, que também, não mereceu da nossa parte a devida concentração competitiva para encontros desta exigência.
Fui rodando a equipa, numa clara tentativa de avaliar o rendimento das minhas jogadoras, neste que foi o último teste da pré-temporada e dando um prémio pela “peculiar” situação que rodeou a realização deste encontro amigável e a nossa deslocação a Milão.
Chegamos ao 3-2, após uma recuperação de bola. A nossa mais jovem atleta, Daniela Lopes, 17 anos, que tem estado a trabalhar muito bem, a subir de rendimento jogo após jogo, teve o mérito de fechar a sua boa exibição com mais um golo nesta pré-temporada. Ótimo sinal de esperança no trabalho realizado com esta atleta.
Na parte final do encontro, as oportunidades surgiram numa e noutra baliza e num momento onde o cansaço já tomava conta das minhas jogadoras, permitimos o 4-2, fechando desta forma o número de golos da partida.
Mais um passo que demos para permitir que as nossas mais jovens e inexperientes atletas, possam continuar o seu processo de crescimento ao lado das nossas mais experientes e internacionais jogadoras.
Foi um ótimo fim-de-semana.
Quero aqui deixar uma palavra, muito sincera, de agradecimento ao meu colega Riccardo Russo e a toda a sua estrutura. Fizeram-nos sentir em casa. Muito, muito obrigado Kick Off!
Reforçamos laços de amizade e de conhecimento. Só o Desporto nos permite esta abertura de espírito.

Por sua vez o Técnico Riccardo Russo fez o seguinte resumo final:
 
Primeiro foi para nós um grande prazer hospedar e jogar contra uma equipa como o Santa Luzia FC, que representa um campeonato como o português, realmente competitivo.
Foi um teste realmente importante para entender a qualidade do trabalho de pré-temporada feito e averiguar como as novas jogadoras, Sofia Vieira e Alessandra Mazzaro, se ambientaram com o novo modelo de jogo e as novas companheiras.
Ficamos satisfeitos pelo resultado para além de que foi, principalmente, uma oportunidade e uma festa do Desporto, um encontro de culturas com intercâmbio de ideias e experiências de futsal. Esperamos que no futuro se possa repetir novamente um experiência assim importante.

Resumo do jogo:
https://www.youtube.com/watch?v=04zivUrkAs4

terça-feira, 9 de setembro de 2014

EQUIPA SÉNIOR FEMININA EM ITÁLIA PARA JOGO AMIGÁVEL


SÉRGIO CARVALHO: RESCALDO do TORNEIO de LOUROSA

Fomos ao encontro do Treinador, Sérgio Carvalho, para nos fazer o rescaldo dos dois jogos do fim de semana e nos explicar a importância dos mesmos.

Os torneios de pré-temporada são sempre bons para aferir das medidas implementadas e para a integração das novas jogadoras na equipa. Quanto à integração, não poderia estar mais satisfeito. Nem notamos quem chegou e quem cá estava, tal é o esforço das mais “velhas” em receberem bem e integrar as mais “novas”.
Bom, quanto ao torneio propriamente dito, apresentamo-nos, já, em bom nível e já pude ver muito do que vai ser o nosso modelo de jogo durante a época. Conseguimos dominar os dois jogos na sua totalidade, mas tiramos uma lição: vamos ter que saber jogar durante uma grande parte da época com adversários a defender dos 12 metros para trás. Faz parte do jogo e temos que saber viver e ultrapassar este fator. O resultado global foi positivo, o rendimento e a adaptação das novas atletas foi excelente e a motivação do grupo ficou fortalecida.
O objetivo destes torneios é, mesmo, implementar e aperfeiçoar o modelo de jogo, criando as rotinas necessárias e promovendo o entrosamento entre todas as atletas que compõe o plantel.
Ontem voltamos ao trabalho e já estamos a trabalhar sobre a matriz que originou a observação deste torneio, dando seguimento ao nosso processo evolutivo.
Siga caminhando. Pelo Futsal Feminino!

Resumo dos jogos:

https://www.youtube.com/watch?v=py-ExlwBhp8

https://www.youtube.com/watch?v=V9AzmZjEbVY


Todos os direitos reservados - Santa Luzia FC, Departamento de Comunicação e Imagem, 2014

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

MANUEL VENTURA, TREINADOR DA EQUIPA MASCULINA, FALA-NOS SOBRE VÁRIOS ASPETOS DA EQUIPA

Manuel Ventura, Treinador da Equipa Sénior Masculina, falou-nos sobre  a integração dos novos atletas, sobre os primeiros jogos treino e sobre as expetativas e objetivos. Fiquem com as suas palavras:

Após sete unidades de treino, podemos considerar satisfatório o desempenho dos atletas. Não sendo possível contar com todo o plantel neste primeiro microciclo, a integração dos novos elementos tem decorrido com normalidade, facilitada em parte, pelo acolhimento prestado pelos atletas da "casa". Apesar de existirem ainda algumas condicionantes, foi possível observar, nos jogos efetuados com o Nogueiró e com o Desp. Aves (clubes que integram a mesma divisão e série do Santa Luzia), uma excelente resposta dada por todos, demonstrando uma assimilação bastante satisfatória, relativamente ao processos desenvolvidos em treino.
Sabemos que temos um longo caminho a percorrer, mas, com trabalho e muita dedicação, teremos reunidos todos os predicados para uma época tranquila, que passará pela manutenção no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.
 
Está agendado para a próxima quarta feira um novo jogo treino contra a equipa da ADC Gualtar, que antecede a participação da equipa no Torneio de Âncora, agendado para o próximo fim de semana.

 
Todos os direitos reservados - Santa Luzia FC, Departamento de Comunicação e Imagem, 2014