sábado, 3 de janeiro de 2015

TREINADOR NELO DARQUE EM DISCURSO DIRETO

O Santa Luzia FC desloca-se, amanhã, a Cabeçudos - Vila Nova de Famalicão, para defrontar o ACDSC Cabeçudense, em jogo com início marcado para as 15 horas.




Iniciado um novo ciclo com o treinador Nelo Darque, que se estreia num jogo oficial com o emblema auri negro ao peito, quisemos conhece-lo um pouco melhor, agradecendo desde já a sua disponibilidade demonstrada em falar com o Departamento de Comunicação e Imagem.
Durante a presente época dirigiu o Nogueiró/Meltino Futsal equipa que se encontra no terceiro lugar da tabela classificativa do Campeonato Nacional de Futsal - 2.ª Divisão - série A. É sabido que o Santa Luzia FC tem apenas 3 pontos na mesma prova e série, sendo o lanterna vermelha da competição. Porque é que aceitou assumir o comando técnico dos aurí-negros?
A ambição e determinação fazem parte da minha forma de estar na vida. Assumir o comando técnico do Santa Luzia é para mim um enorme desafio, com elevado risco, mas são fatores que se tornam motivadores, fazendo-me crescer como homem e treinador.
O que vai trazer/modificar/trabalhar na equipa do Santa Luzia FC para a mesma sair do ciclo negativo em que a encontrou?
Organização, qualidade no trabalho e competência nas ações, criando um grupo unido e sempre com o mesmo pensamento "ganhar jogo a jogo".
Quais são os objetivos delineados para a presente época, estando já a decorrer a segunda volta da fase regular?
Na presente época pretendemos que o Santa Luzia FC seja uma equipa competitiva, com objetivo de ganhar jogo a jogo. Internamente temos um grande compromisso. Não nos contentámos com pouco, não chega só ganhar. O nosso compromisso prende-se com ganhar bem, pretendendo praticar um futsal vistoso, agradável e eficaz.
Como se define como treinador? Em que medida é que ter sido jogador de futsal o influencia como treinador?
Sou um treinador ambicioso, responsável, integro, profissional e que gosta muito de ganhar. Ter sido jogador de futsal ajuda em vários aspetos, como por exemplo na liderança, gestão do grupo, relação entre treinador-jogador, leitura de jogo, etc.
Tem sido uma constante no seu percurso desportivo a realização de estágios junto de equipas com técnicos de renome do futsal como, entre outros, Paulo Tavares, Nuno Dias, Orlando Duarte e Venâncio Lopez. Porque é que seguiu essa linha formativa e que recursos, nas suas competências como treinador, adquiriu com essas experiências?
Os estágios com treinadores de renome no futsal, permitiram-me ver o treino de outra forma, a compreender melhor o jogo, mostraram-me o que é uma aprendizagem guiada. Responder com retóricas. Dar pistas, nunca soluções. Não há receitas. Nada é fixo, tudo é relativo. Os Fundamentos terão que ser uma lógica, a coerência será a chave. Liderar não é dirigir, os jogadores não são máquinas, enfim...
Quer deixar aqui algumas palavras para a massa associativa e adeptos do Santa Luzia FC?
Agradecer à direção do clube o convite que me foi feito para assumir o Santa Luzia FC. Gostaria de deixar uma palavra aos meus jogadores. Nas primeiras 3 unidades de treino que tivemos foram inexcedíveis, em todos os aspetos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.