domingo, 12 de outubro de 2014

EQUIPA SÉNIOR FEMININA: à 4.ª jornada cedeu um empate

A equipa sénior feminina do Santa Luzia FC, em jogo a contar para a 4.ª jornada, deslocou-se a Chaves, onde empatou 0-0.

No final do encontro fomos ouvir o Treinador Sérgio Carvalho, que nos fez a sua leitura do jogo:

Ao contrário do que esperava, o GD Chaves assumiu uma postura muito recuada, dando indicação, logo após o apito do árbitro, no início da partida e na 1ª vez que perderam a posse de bola, que iriam posicionar a sua 1.ª linha defensiva atrás do meio campo, entre os 15 e os 12 metros (ver vídeo resumo da partida). Surpreendeu-me esta postura, confesso. Nada tenho a comentar, muito menos nada tenho contra. A mim compete-me criar mecanismos para que a minha equipa ultrapasse as equipas que adotam este posicionamento espacial, como aliás temos conseguido desde a 1.ª jornada deste campeonato. Mas este jogo não foi, de facto, um jogo muito bem conseguido da nossa parte. A nossa habitual mobilidade não se verificou, a velocidade de deslocamento esteve um pouco abaixo do habitual e estes fatores combinados, permitiram ao adversário fazer o seu jogo.
Tínhamos que provocar maior desgaste no adversário e para isso concorreria termos jogado a um ritmo bem mais elevado. Não o fizemos. A equipa do GD Chaves esteve muito bem durante o jogo, fazendo acompanhamentos constantes, e como nos deixaram um curtíssimo espaço na quadra para ocuparmos, obrigou-nos a ter que ter soluções de recurso.
Dei indicações para fazermos jogo exterior, colocando o pivô do lado da bola e para que aproveitássemos as paralelas que nos iam sendo “libertadas” pelo nosso adversário. Mais, queríamos que a finalização fosse aproveitada com remates de fora da área, uma vez que estava tanta gente à frente da guarda-redes do Chaves, que bastava-nos marcar o 1.º golo para tornar o jogo bastante diferente.
Criamos várias oportunidades de golo, usando estas variantes do jogo, mas não conseguimos materializar em golo as oportunidades criadas. Ao adversário permitimos, apenas, uma oportunidade para golo, em cada uma das partes do jogo.
Tivemos o jogo controlado, com elevado índice de posse de bola, como nos competia, assumindo desde o início da partida, que fomos a Chaves para triunfar.
Em resumo, fecharia este comentário dizendo que a estratégia do Chaves foi premiada com o empate, mas que nós temos ilações a tirar deste jogo e são muitas, porque os campeonatos perdem-se onde menos de espera...
O campeonato vai ter uma breve paragem e nós vamos, imediatamente, preparar o próximo jogo com a máxima responsabilidade. Terminamos este ciclo de jogos com 10 pontos, o que é manifestamente satisfatório para o objetivo traçado internamente para esta época.
Siga caminhando. Pelo Futsal Feminino!
 
Fique com o resumo da partida: https://www.youtube.com/watch?v=JbNI1ZD-WVE
 
Todos os direitos reservados - Santa Luzia FC, Departamento de Comunicação e Imagem, 2014
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.